quarta-feira, novembro 09, 2005

Na quarta estante, entre Kafka e Voltaire.


Estava a olhar para ti, meu poeta!
De busto encadernado,
cheio de pompa e circunstância.
Reparava na altivez da tua brochura,
nas letras douradas.
Arrimado aos outros,
génios das letras, artes e ciências.
Imaginei-te as noites que mergulhado
nas cadências da rima métrica,
espartilhaste as palavras
à ditadura das convenções poéticas.
Depois?
Depois contei-te os suspiros,
fiz tombo das palavras riscadas,
das folhas rasgadas
e dos silêncios que sentidamente escutei.

Por tudo isso,
digo-te: Anda!
desce do alto desse livro empoeirado
ao qual emprestas o nome.
Larga os adjectivos, os nomes e as métricas
cheias de pó e traças.
Abandona a tertúlia dos sábios
na quarta estante desta biblioteca.
Desce,
desce e vem escrever,
vem finalmente escrever!
Brincar com o menino traquinas,
que pula e corre,
entre verbos e nomes,
que muda letras e descobre significados,
que no desgoverno da sua brincadeira
poetiza!

É esse menino
que descansa em sono pesado,
rendido aos soníferos das convenções,
silenciado nos riscos,
habitante das páginas rasgadas
que te ofereço.
Vem,
traz contigo a arte,
que o menino despertamo-lo juntos.

5 Comments:

Blogger Red Boys ESTAÇÃO said...

Eles deixaram-nos o rasto... agora cada um trilha o caminho que cria! Tenho a poesia, mas o meu grande poema será viver, dia após dia...
Um grande abraço.

8:52 da tarde  
Blogger soledade said...

Lembrei-me do poema VIII do Guardador de Rebanhos, esse apelo libertário para que a arte se rejuvenesça na frescura do que é novo e original. Gostei! E gostei de conhecer o teu espaço. Fiquei a matutar em quem seria o poeta, na 4ª estante, entre Kafka e Voltaire: Keats? Kavafys?
Um abraço do Oeste para Vila Real.

7:31 da tarde  
Blogger folhasdemim said...

Gostei :) Beijos, Betty

1:31 da tarde  
Blogger Pedro Nobre said...

João,

Simplesmente divinal, não sei o que dizer, adorei.

3:03 da manhã  
Blogger Artista said...

Este poema atingiu-me em cheio... mas que posso fazer? deve ser da idade... vinicius de moraes, também esse, na minha idade, andava assim espartilhado... bem, ficarei com esse poema para lembrá-lo mais tarde, porque agora, que posso fazer? sinto agora que só descansarei depois de reescrever os Lusíadas...

7:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home